CYBERSEC LAB está alinhado às práticas pedagógicas que utilizam a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Art, and Math), conforme às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, o laboratório pode auxiliar no desenvolvimento de projetos relacionados à área de segurança cibernética, inclusive no contexto interdisciplinar, que trabalham o conceito Problem Based Learning (PBL) ou aprendizagem baseada em problemas e o CBL (Challenge Based Learning) ou aprendizagem baseada em desafios.
As linhas de pesquisa do CYBERSEC LAB estão vinculadas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) [https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5193797550055515], sendo apoiado e registrado pelo PRPG da UPM, sob a responsabilidade dos coordenadores do laboratório.
Cada linha de pesquisa abrange uma gama de outros assuntos transdisciplinares da área computacional que disponibilizam para o aluno e professor a chance de estudar e pesquisar assuntos atuais e dilemas complexos que ainda perduram no tempo da segurança cibernética.
As linhas de pesquisa são:
O grupo de Operações Defensivas tem foco na pesquisa, operacionalização e gerenciamento de ambientes seguros de redes e de sistemas, bem como ambientes de virtualização. O objetivo é criar ambientes para testes de segurança para posteriormente escalar para ambientes reais, como laboratórios de aula e Centro de Operações de Segurança (SOC).
O grupo de Desenvolvimento Seguro tem foco na pesquisa e estudo sobre boas práticas, metodologias e maturidade de desenvolvimento de software seguro, e promove capacitação de pessoal para desenvolvimento seguro.
O grupo de Segurança Cibernética no Agronegócio tem foco na pesquisa e estudo de análise e prevenção de risco e ameaças no cenário de IoT no agronegócio.
Grupo Mack WarGames é um grupo de estudos que tem o objetivo de introduzir o assunto na Faculdade de Computação e Informática (FCI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie para fomentar o ensino, pesquisa e extensão em Segurança, Defesa e Guerra Cibernética.